Dicas de leitura: Livros recomendados pela equipe do Alugaê

22 de abril de 2020

Conhecimento é sem dúvidas, a base fundamental para que qualquer negócio tenha sucesso e seja lucrativo. Separamos alguns livros (os best-sellers eleitos pelo time do Alugaê) para que você possa iniciar suas leituras e se inspirar!

Nossa primeira publicação do blog é dedicada a literatura dos empreendedores de sucesso. Conhecimento é sem dúvidas, a base fundamental para que qualquer negócio tenha sucesso e seja lucrativo.

Separamos alguns livros (os best-sellers eleitos pelo time do Alugaê) para que você possa iniciar suas leituras e se inspirar!

Vamos a lista:

  • Livro: Samuel Klein – A História do Homem Que Revolucionou o Varejo do Brasil

Samuel Klein - A História do Homem Que Revolucionou o Varejo do ...

A história de Samuel Klein é uma lição de vida e empreendedorismo. O império comercial construído por ele com a empresa Casas Bahia se confunde com a trajetória do Brasil. A forma de trabalhar, as metas e os objetivos do empresário buscaram sempre o desenvolvimento, seja em tempos de crise ou expansão: “Cresci com o Brasil, não fiquei parado vendo o país crescer”. O empresário conjugou e praticou em sua trajetória o verbo gerar em todos os tempos, gerando oportunidades, conhecimento, riqueza e a realização de sonhos para milhões de pessoas e lares brasileiros. Samuel Klein sempre fez da sabedoria o principal segredo do sucesso alcançado em sua trajetória, deixando-se pautar pela seguinte frase: “Viver e deixar viver!”.

  • Livro: Abilio

Amazon.com.br eBooks Kindle: Abilio: Determinado, ambicioso ...

“Abilio tem uma energia admirável. Está aí com 78 anos e correndo atrás, pensando grande. Eu acho isso um espetáculo.” – Jorge Paulo Lemann O novo livro de Cristiane Correa, autora de Sonho Grande, mais de 300 mil exemplares vendidos. Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, “seu Santos”, como o patriarca era conhecido, abriu o primeiro supermercado da família. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013. Foi graças à ambição de Abilio Diniz que o pequeno negócio familiar se transformou numa potência. Baixinho, gordinho e impopular na infância, Abilio aprendeu na adolescência a conquistar seu espaço – nem que para isso precisasse abrir caminho à força. Levou essa mesma determinação para o mundo dos negócios e jamais se deixou abater pelas dificuldades, que foram muitas. Este livro revela os bastidores do processo de saída do empresário do Pão de Açúcar, conta em detalhes a disputa familiar pelo controle da companhia e as histórias de pioneirismo protagonizadas pro Abilio no varejo brasileiro. É o retrato apurado de um homem movido por suas paixões – mesmo que elas lhe criem inimigos ao longo do caminho.

  • Livro: Dedique-se de coração – A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara

Dedique-se De Coração - A História De Como A Starbucks Se Tornou ...

A história da Starbucks não é apenas um registro de crescimento e sucesso. Ela conta também como uma empresa pode ser construída de maneira diferente. Em Dedique-se de coração percebemos que uma empresa pode, sim, funcionar com o coração, nutrir a alma e ainda dar lucros. Neste livro, vemos que é possível, a longo prazo, oferecer valor aos seus acionistas sem sacrificar a crença central de que se deve tratar os funcionários com respeito e dignidade, tanto porque a Starbucks tem uma equipe de líderes que acreditam que isso é o certo quanto porque essa é a melhor forma de se fazer negócios. É difícil imaginar qualquer café que seja mais agradável do que esta narrativa. — PUBLISHERS WEEKLY — Para empreendedores, gerentes e admiradores da Starbucks: Dedique-se de coração é a história definitiva de como uma empresa de ponta construiu sua reputação no varejo mundialmente, conduzindo tudo com o coração. — BUSINESS TIMES — Ao nos presentear com a história detalhada de como a Starbucks compreendeu a mente de seus clientes, Schultz nos revela um autêntico truísmo norte-americano: se você for capaz de entender a imaginação de sua clientela, será um vencedor. — USA TODAY —

  • Livro: Sam Walton – Made In America

Sam Walton: Made In América - Saraiva

Conheça um autêntico herói popular americano feito do estofo artesanal do interior americano: Sam Walton, que trasnformou de uma pobre cidade algodoeira na Wal-Mart, a maior cadeia de lojas varejistas do mundo. Combine a energia e a sorte de Horation Alger, a espertexza de Will Rogers, o espírito promocional de P.T. Barnum e o encanto do professor Harold Hill, e você terá a vigorosa personalidade de Sam Walto9n. Indiscutido Capitão do Comércio, Sam nunca perdeu o bom sendo – era uma essência.
Neste livro, Sam Walton conta finalmente a sua extraordinária história com as próprias e inimitáveis palavras, proporcionando uma reveladora perspectiva sobre os elementos do seu sucesso. Sinceramente modesto, mas sempre seguro de suas ambições e realizações, Sam expõe o seu pensamento de maneira simples, num estilo direito, como se conversasse com o leitor.

  • Livro: E se Colocar Pimenta?: a História da Marca Mais Quente do Brasil. Sem Cortes.

E se Colocar Pimenta?: a História da Marca Mais Quente do Brasil ...

Este livro conduzirá os leitores à essência do empreendedorismo. Caito Maia, ousado e inovador na essência, e Rodolfo Araújo, especialista em branding e jornalista experiente, apresentam o fazer acontecer na visão não apenas do protagonismo de Caito, mas sob a ótica de todos os integrantes de uma equipe sintonizada e comprometida com o sucesso permanente. Em linguagem leve e hipnotizante, o livro faz uma análise teórica fundamentada em dezenas de referências que explicam o sucesso da trajetória da Chilli Beans, uma empresa de alto valor agregado erguida sobre vontade, visão, amizade, valores e persistência de inúmeras pessoas que fazem dela uma das marcas mais importantes do Brasil e do mundo emergente.

A Chilli Beans, em vez de seguir fórmulas, criou um jeito próprio de fazer negócios, no qual todos os personagens têm o mesmo peso. Em elegância rara, o texto divide a história da empresa em três fases: sobrevivência, decolagem e vida adulta. O leitor conhecerá as origens da marca por meio da formação da personalidade dos principais nomes que começaram essa trajetória. Também, estão registrados os traços de Caito Maia como empreendedor e a maneira pela qual a cultura Chilli Beans começou a ser criada.

No final, os leitores poderão conferir as grandes lições corporativas da empresa, com suas virtudes e imperfeições, e terão o prazer de entrar no mundo da marca mais quente do Brasil. E o que é melhor: sem cortes!

  • Livro: Rebeldes têm asas

Rebeldes Têm Asas - Saraiva

“A história do Rony e da Reserva é, infelizmente, um caso raro no Brasil. Une ambição, inovação e uma aversão genuína à chatice.” – Lucas Amorim, editor da revista Exame “Existem as marcas conhecidas e as marcas que têm significado. As primeiras não têm alma, e o esforço para realizar negócios é enorme e depende de muito investimento com resultados apenas razoáveis. As de significado entram na mente e no coração dos consumidores e criam lealdade, o que garante crescimento e resultados. Adivinhe em qual categoria está a Reserva?” – José Galló, CEO da Renner Conhecer a Reserva por dentro, vasculhar suas entranhas, mergulhar em sua efervescência, acreditem, é uma experiência sublime. Recomendo que marquem uma visita e façam um tour pelo Centro de Distribuição, em São Cristóvão, e se preparem para viver um turbilhão de emoções. Basta um diazinho, algumas horas! Será como assistir a um documentário ou a um filme de ação, ou passear na Disneylândia. Ali, você vai perceber a adrenalina de um operador de mercado financeiro, o frisson de uma agência de modelos, o charme de uma redação de jornal. No Centro de Distribuição, o entra e sai é frenético; joga-se totó; aprende-se sociologia, antropologia, filosofia; a criatividade pulsa e a emoção aflora. Nesse espaço iluminado por Deus, os diferentes igualam-se, o choro é coletivo e a gargalhada é geral. Samba-se, reza-se, cria-se, erra-se, levanta-se, constrói-se. O que é a Reserva? A Reserva é uma história de amor. O amor puro, singelo, das mãos dadas e do algodão-doce. O amor do sexo selvagem, o amor da procriação, da família, do compartilhamento. Quando o parceirão e fundador Rony Meisler me convidou para editar o livro que ele escrevera contando os 10 anos de vida da marca, bolei. Caramba, como embalar isso tudo? Na verdade, a Reserva é inexplicável, assim como o Rony é inexplicável. Foi José Júnior, do AfroReggae, quem nos apresentou, há oito anos. Antes, me alertou: “Esse cara que você vai conhecer já passou do estágio de genial…” Uma ótima forma de descrevê-lo. Nesse período de imersão na casa do famoso pica-pau que estampa suas peças, conheci uma empresa que se preocupa com a fome e o futuro do planeta, mas que não espera a solução cair do céu. Na Reserva, o time monta na bike e parte para o confronto. O saldo tem sido positivo e o futuro tem a cauda longa. O que é a Reserva: uma ONG, uma sinagoga, uma seita, uma escola, uma causa? Ah, é uma marca de roupa? Esse detalhe me escapou. Mil perdões, Rony! – Sergio Pugliese

  • Livro: Faces do Varejo

Faces do Varejo - 9788582891551 - Livros na Amazon Brasil

Histórias e Cases de Pessoas Apaixonadas pela Expansão do Varejo, Franchising e Shopping Centers. Como em toda evolução, há pessoas que se destacam e fazem a diferença. Os autores deste livro fazem parte deste grupo. Carregam a crença, a alegria, o espírito construtivo e criativo; são provedores de soluções inovadoras. Este livro aborda, analisa e discute, de forma magnânima, os temas mais relevantes para a expansão do varejo. São profissionais que reúnem uma experiência única, plural, atual e abrangente, e que se dispõem a compartilhar com você o seu aprendizado, conquistado por muitos anos de trabalho, pesquisa e estudo. Cada capítulo retrata uma vivência, um estilo, uma história de vida e uma personalidade dos principais executivos que ajudaram a formatar a indústria varejista brasileira com os seus sucessos, desafios e até mesmo fracassos. Faces do Varejo é uma valiosa contribuição para colocarmos em prática um varejo empresarial, ético, formal, estruturado e tecnologicamente equipado. Leitura obrigatória para todos que querem sobreviver em um mundo em constante transformação. Boa leitura! Outros autores: Luis Felipe Salles; Marcos Hirai; Marcos Saad; Marcos Tadeu de P. Marques; Marilene Araújo; Mauricio Andrade de Paula; Mônica Barboza Paes de Barros; Paulo Matos; Renata Rouchou; Robinson Shiba; Sérgio Iunis

  • Livro: Arroz, Feijao e Varejo

Livro - Arroz, Feijao e Varejo nas Lojas Americanas.com

“Arroz, feijão e varejo” não é um livro de receitas, apesar de trazer um excelente conteúdo para você que quer ter sucesso no setor do varejo, trazendo dicas e teorias de fácil aplicação prática.

  • Livro: O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard

O mensageiro milionário eBook: Burchard, Brendon: Amazon.com.br ...

Nesta obra, que muda as regras do jogo, você constatará que sua história de vida e sua experiência têm importância e valor de mercado maiores do que você sonhou. Você também está aqui para fazer a diferença. O melhor modo de realizar isso é apresentar convenientemente seus conhecimentos (sobre qualquer tópico, em qualquer setor) para ajudar outras pessoas a obterem sucesso. Você também pode ser remunerado por compartilhar suas informações e recomendações práticas e úteis. No processo, é possível descobrir como montar um negócio de sucesso e uma vida profundamente significativa.

  • Livro: Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Pai Rico Pai Pobre - Saraiva

Um dos livros mais falados da última década, abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais. Pai Rico, Pai Pobre foi o primeiro best-seller de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e deu origem a uma série de enorme sucesso.

Seu conceito é muito simples: com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. Saiba o que os ricos tratam como ativos geradores de renda, e como se livrar de pagar impostos demais.

Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos.

A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. A melhor maneira de preparar seus filhos para o mundo é dividir esse conhecimento com eles.

Se você não fizer isso, ninguém mais fará. Determine o destino do dinheiro que chega às suas mãos com a leitura desse livro.

  • Livro: Incrivelmente simples – : A obsessão que levou a Apple ao sucesso

Incrivelmente Simples - a Obsessão Que Levou a Apple ao Sucesso ...

Para Steve Jobs, a Simplicidade foi uma religião. E também uma arma. Na Apple a Simplicidade é mais que um princípio de design – é um valor que permeia todos os níveis da organização.

A obsessão pela Simplicidade é o que distingue a Apple das outras empresas de tecnologia e foi o que a ajudou a se levantar do leito de morte em 1997 para se tornar a empresa mais valiosa do planeta, em 2011. Graças ao estilo flexível de Steve Jobs, é possível ver a Simplicidade em tudo o que a Apple faz: o modo como é estruturada, o modo como inova e o modo como se conecta com seus clientes.

É esmagando as forças da Complexidade que a empresa se mantém em sua trajetória espetacular. Como diretor de criação da agência publicitária da Apple, Ken Segall exerceu um papel essencial na ressurreição da empresa, ajudando a criar campanhas de marketing tão revolucionárias quanto a lendária campanha Pense diferente. Ao batizar o iMac, ele também estabeleceu as bases para a nomeação dos outros iProdutos que viriam a ser lançados.

  • Livro: Varejo e Brasil: reflexões estratégicas

Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas: 2a Edição eBook ...

“Varejo e Brasil – reflexões estratégicas” traz a análise do varejo brasileiro a partir de ciclos de evolução e amadurecimento e entendimento da complexidade e características do mercado brasileiro. Em seguida, presenta abordagem para a construção estratégica em negócios de varejo. Por fim, aprofunda a análise dos cinco temas estratégicos que devem ser endereçados pelas empresas do setor na busca do crescimento lucrativo e sustentável – relação com o produto, o papel da loja, a experiência, a integração com o mundo digital e o propósito e cultura. O conteúdo está estruturado a partir de reflexões estratégicas, e é fruto de experiência, observação e análise de empresas de varejo em diversos mercados.