Iniciando sua entrada no Delivery

26 de junho de 2020

Veja este artigo que te contará os segredos para começar as suas vendas pelo delivery!

O que é delivery?

Delivery é a entrega de uma compra em um local escolhido pelo cliente. Podendo ser em sua residência, local de trabalho ou em qualquer outro endereço de sua preferência. A compra pode ser feita por aplicativos, sites, WhatsApp ou até mesmo por telefone.

Para ajudar você, lojista, a aumentar suas vendas e atender as demandas do mundo atual, que pede cada vez mais agilidade, praticidade e relacionamento com o cliente, temos 6 dicas:

1. Estruture o seu delivery:

É fundamental estruturar seu processo de entregas pois isto fideliza seu cliente. Para isso, é importante definir alguns pontos:

  • Área de entrega: Defina bem a área de entrega que sua loja consegue atender com eficiência. Você deve levar em conta o custo logístico e o prazo de entrega, estas duas variantes são muito importantes para garantir uma boa experiência para o cliente e uma boa rentabilidade para o seu negócio.
  • Horário para delivery: Defina os horários e dias de atendimento. Deixe claro para o seu cliente a data de entrega e respeite-a. Isto faz com que se estabeleça uma relação de confiança com a sua loja.
  • Equipe para pedidos de entrega: Se a empresa espera receber muitos pedidos no delivery, o ideal é criar um processo e um grupo separado só para essa função, visando não atrasar as entregas e nem gerar muito tempo de espera.

2. Olhe para a sua oferta:

Você não precisa ter seu mix de produtos completo ofertado no Delivery. O importante é que você ofereça os produtos mais desejados e as melhores ofertas. Outro ponto a ser considerado, é se o produto pode ser transportado adequadamente e se chegará ao cliente com a qualidade esperada. Simplifique! Concentre seus esforços no que é relevante, isto facilitará a escolha do cliente.

3. Invista na fidelização de clientes:

Manter um cliente antigo, custa entre 5 e 7 vezes menos que conquistar um novo, portanto, fidelizar não é uma escolha, é uma questão importante para a garantir o sucesso do seu negócio. O primeiro passo é oferecer um serviço de alto nível. Disponibilize diferentes formas de pagamento, mantenha o cliente informado sobre o status do pedido, cumpra o prazo de entrega e garanta que o produto seja entregue com excelente apresentação. Além disto, sempre que possível, surpreenda seu cliente. Customizar a entrega com recados e dicas ou oferecer um brinde, são ações simples, mas com um efeito poderoso.

4. Muito além dos Super Aplicativos:

Hoje, além dos super aplicativos que permitem que os clientes façam suas compras e realizem o pagamento com muita facilidade, as redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, também disponibilizam ferramentas que permitem divulgação para a venda de produtos e serviços. O uso de uma plataforma de venda online ou televendas, aumenta a capilaridade do seu negócio a facilita o acesso do cliente aos produtos de sua loja. Estas soluções vieram para ficar e se você quiser conquistar e manter clientes, é essencial trabalhar com elas.

Neste caso, o WhatsApp Business pode ser uma solução de baixo custo e alto atingimento. A ferramenta possibilita automatizar mensagens de saudações/agradecimentos, organizar as conversas e ainda oferece dados e métricas da interação com seus clientes. Para começar, faça o download do aplicativo e cadastre o número que será usado. Nenhuma taxa de uso é cobrada, basta preencher os dados do seu negócio para os clientes conseguirem localizar e entrar em contato.

5. Leve os feedbacks dos clientes em consideração:

As redes sociais, sites e aplicativos personalizados deram voz aos clientes. Deste modo, os estabelecimentos recebem muito mais feedback do que antes. Não basta agradecer os bons e ignorar os ruins, é preciso levar todos os feedbacks em consideração, pois isto tornará o seu negócio mais eficiente. Sanar eventuais casos de insatisfação do cliente pode reverter uma imagem negativa.

6. Mantenha um cadastro de clientes:

O atendimento personalizado é um fator que dá uma enorme vantagem competitiva a qualquer negócio. Pense como consumidor: não é incrível quando a pessoa que te atende te chama pelo nome, conhece suas preferências e te indica soluções e produtos relevantes? Deste modo, cuide para que seu negócio possa fornecer experiências que fortalecem relacionamento e gerem fidelidade. Isto é feito com um bom cadastro de clientes e a análise do comportamento de compra.

Também temos dicas extras, que podem fazer a diferença:

Quando o cliente não está em sua loja, não tem acesso ao produto físico, portanto, é super importante apresentar boas imagens do produto e uma boa descrição deles. Capriche nas fotos, dê uma boa identidade visual e detalhe bem os atributos de cada item. Isto aumentará a atratividade e facilitará a escolha do cliente.

Para isso, fique atento aos seguintes pontos:

1. Resolução mínima

A imagem deve ser nítida para que o cliente consiga visualizar o produto e seus detalhes. Trabalhe sempre com fotos quadradas entre 600×600 (mínimo) e 1200×1200 (máximo).

2. Atenção ao enquadramento

O produto deve estar em uma posição que dê boa visibilidade dos detalhes.

3. Atenção para a iluminação

Uma boa iluminação valoriza muito qualquer produto. Sombras ou reflexos podem prejudicar a percepção de qualidade do item ofertado.

4. Cuide da estabilidade da câmera

A solução, nesse caso, é contar com o auxílio do tripé. Existem modelos que comportam até smartphones.

5. Mostre opções

Se você vende um produto em diferentes cores, fotografe cada uma e use-as no catálogo digital. Isto aumenta a oferta para a escolha do cliente.

6. Evite o uso de filtros

A imagem dos produtos deve representar suas cores com a maior fidelidade possível para que o cliente não tenha uma percepção equivocada do produto.

Gostou desse conteúdo e quer aprender ainda mais sobre Delivery?

Baixe o material completo clicando aqui!

Equipe Alugaê