O Valor e as novas tendências da mídia em Centros Comerciais

22 de setembro de 2020

Ana Goldman fala sobre as novas tendências da mídia nos Centros Comerciais.

O mercado de mídia vem se transformando ao longo das últimas décadas, e o consumidor, que nos primórdios da publicidade, era impactado por um número limitado de veículos tradicionais de mídia, passou a ser impactado por diversas mídias, através de diversos canais.

As campanhas publicitárias, que inicialmente buscavam impactar seu público-alvo em seus lares, através do jornal, rádio e TV, passam a inovar com soluções criativas para impactar seus clientes fora de suas casas. A partir de então, muda também o papel dos veículos de comunicação. Os veículos, e especificamente o mercado de Centros Comerciais, como os Shoppings Centers, passam a ter uma oportunidade ainda maior de criar valor e entrar na jornada do consumidor, sendo mais uma opção para agências e anunciantes.

Os centros comerciais passaram então a ser considerados veículos de mídia, sendo enquadrados na categoria de OOH (Out Of Home), se tornando canais de comunicação complementares aos veículos tradicionais.

Propriedades de mídias estáticas, criadas utilizando-se, muitas vezes, de elementos já existentes nos centros comerciais, como adesivagem de escadas rolantes, portas de acesso e elevadores, se somaram a equipamentos digitais, com seus totens, testeiras e mega-banners, trazendo inovação e ainda mais qualidade e impacto para o público visitante.

Os Centros Comerciais oferecem inúmeras vantagens como veículos de comunicação, e por isso passaram a ser considerados opções de grande relevância no mercado publicitário:

  1. Uma campanha publicitária em centros comerciais é capaz de fazer com que o consumidor conheça, interaja e adquirira um produto no mesmo local onde foi impactado;
  2. Nos centros comerciais a mídia impacta o consumidor em um momento em que ele está predisposto ao consumo;
  3. Aproximadamente 90% da decisão de compra acontece no Ponto de Venda, segundo pesquisas do Ibope. Desta forma, a mídia funciona como uma incentivadora da compra por impulso;
  4. Os Centros Comerciais funcionam como uma alternativa à mídia exterior, dado que grandes cidades no território nacional não permitem a veiculação de mídia exterior;
  5. É possível realizar campanhas diferenciadas e personalizadas, de acordo com a estratégia dos anunciantes, oferecendo impacto e experiência positiva para o cliente, além de possibilitar a geração de mídias espontâneas, trazendo ainda mais reforço de marca para o anunciante;
  6. A ida a Centros Comerciais, na maioria das vezes é associada a experiências positivas, de lazer e entretenimento, o que possibilita que o contato com a marca seja marcado por memórias positivas.

Com o advento da era digital, a popularização da internet, e a facilidade de acesso a dispositivos móveis, surgiram novos hábitos de consumo, exigindo uma nova transformação no mercado de mídia, que precisou ultrapassar as técnicas tradicionais de atuação na publicidade.

Da mesma forma, os Centros Comerciais, que anteriormente passaram a ser reconhecidos como veículos de comunicação Out of Home, passam agora a ter também a oportunidade de se apropriar de seus multi-canais, estando em contato com seus clientes, não apenas através do meio físico, mas também do digital.

A Publicidade começou pelos veículos tradicionais, se reinventou ao iniciar a Era Digital, chegando enfim, na Era dos Dados. Traçar estratégias apoiadas por dados já faz parte da realidade do mercado publicitário, e traz grandes benefícios, minimizando esforços e investimento e maximizando resultados.

Dados acessíveis pelos Centros Comerciais, como perfil e fluxo de pessoas, tempo de permanência, frequência de visitação, vendas e sazonalidades, perfil de acesso e tráfego nas redes sociais, resultados de pesquisas, entre outros, ajudam o anunciante a entender o público potencial, além de possibilitar o melhor momento e canal da realização da campanha. Neste sentido os Centros Comerciais tem a grande vantagem de atuar proporcionando não apenas um local de experiências únicas que agregam valor às marcas, como também exercendo seu papel de veículo de comunicação, disponibilizando informações valiosas de toda a jornada do consumidor, estando ele presente física ou digitalmente.