Abrir meu negócio ou uma franquia?

30 de agosto de 2021

Esse texto vai te ajudar a entender qual a melhor opção: abrir meu negócio do zero ou uma franquia?

Ter um perfil empreendedor com boas ideias, buscar por mais liberdade e ter vontade de ganhar mais dinheiro, são as principais razões que motivam as pessoas a abrirem um negócio.

Mas antes de tomar qualquer decisão, é preciso escolher o melhor modelo: negócio próprio ou franquia. Ambas as alternativas possuem vantagens e desvantagens. E quais são elas? Continue lendo esse texto e confira.

SERÁ QUE VALE A PENA ABRIR UMA FRANQUIA?

As franquias apresentam diversas vantagens em relação a uma empresa que começa do zero e são a alternativa perfeita para quem não quer correr riscos desnecessários. Ser dono de uma franquia pode ser recompensador. Veja algumas vantagens a seguir:

  1. Sistema testado e aprovado: Muitos empreendedores não sabem o que é um plano de negócios, e esse é um ponto positivo das franquias: geralmente, o plano de negócios já é pré-definido. Além disso, em algumas vezes o pequeno empresário não possui habilidade para prever fatos econômicos que possam afetar o seu comércio. Então contar com o apoio de um franqueador consolidado te ajuda a crescer com menor risco financeiro.
  2. Suporte ao franqueado: Pela franquia ser um modelo de negócio pronto e padronizado, o franqueador oferece treinamentos e ensina a metodologia de trabalho ao franqueado.
  3. Menor investimento em divulgação: As franquias por serem consolidadas, possuem nomes fortes e conhecidos. Além disso, as mesmas disponibilizam material digital para os franqueados divulgarem o seu negócio.

Retorno financeiro mais rápido: Pelo negócio já ter estratégias de desempenho, geralmente o tempo de retorno do aporte é mais rápido.

Quanto custa abrir uma franquia?

QUAIS AS VANTAGENS DE ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO?

Começar um negócio totalmente do zero pode ser assustador, mas muitos benefícios e vantagens aguardam os novos empresários.

Ter mais autonomia, flexibilidade, uma identidade própria, a possibilidade de crescimento do negócio e uma capacidade de expandir a empresa para outros mercados, são algumas das vantagens que você não encontra quando abre uma um negócio próprio.

Porém nem tudo são flores e começar um empreendimento tem também as suas desvantagens. Confira algumas:

– Gastos maiores: é preciso tempo e dinheiro para lançar uma nova marca no mercado.

– Falta de suporte: começar um negócio significa que você vai precisar buscar no mercado profissionais capacitados para agregar ao seu negócio. E vamos combinar que essa é uma tarefa nada fácil.

Pesquisa de mercado: Para ter sucesso no empreendimento é necessário que seja feito uma pesquisa de mercado bem completa. (Melhor local para se estabelecer, qual é o seu público-alvo, concorrência etc)

COMO DECIDIR ENTRE UMA FRANQUIA E UM NEGÓCIO PRÓPRIO?

Depois de analisar todas as vantagens e desvantagens dos dois tipos de negócio, chegou a hora da escolha. Pra isso, é necessário analisar qual é o seu perfil de investimento. E lembre-se: o planejamento é o que vai te ajudar a alcançar o sucesso que deseja no mercado.

Conte com o Alugaê para começar a empreender!


Acesse nosso site e confira os pontos comerciais e franquias disponíveis.

https://alugae.com/