Como começar a empreender?

Como começar a empreender?

12 de maio de 2021
Como começar a empreender?

Você já teve uma boa ideia, mas não soube ou não sabe por onde começar? Então esse conteúdo é para você. Esse é um questionamento super comum entre quem quer saber como começar a empreender e até quem já é empreendedor. Saiba que não é raro encontrarmos pessoas que não sabem como começar a empreender, elas desistem antes mesmo de começarem. Em grande maioria isso acontece porque não tem o conhecimento necessário, então fica aqui que separamos um conteúdo que vai ajudar você.

O que é empreendedorismo?

“O empreendedorismo nada mais é do que o desenvolvimento de competências e habilidades para criar um projeto e transformar uma ideia em uma ação, seja ela científica, técnica ou empresarial. “

  Agora que você sabe o que é empreendedorismo, que tal ver na prática algumas dicas:

  • Faça uma pesquisa de mercado

Sempre que começar um projeto, realize um estudo prévio do seu mercado, é importante saber como você deve se posicionar. Existem algumas ferramentas boas para isso, são elas: Matriz Ansof e a Análise Swot.

Esses itens irão te ajudar a identificar onde o seu segmento está situado e quais os pontos fracos e fortes do seu produto/serviço.

Veja aqui como utilizar a swot

Veja aqui como utilizar a Ansoff

  • Defina um objetivo

– Sempre defina os objetivos do seu negócio, você pode estabelecer metas mensais, semestrais ou anuais, mas sempre tenha uma coisa em mente: não se chega no objetivo final sem antes planejar o caminho.

  • Conheça seu público

– Conhecer o seu público-alvo é fundamental, e é exatamente nessa tarefa que muitos empreendedores acabam pecando.

Não é difícil encontrar um empreendedor que não conhece direito seu público, então se você não quer cometer esses erros, aconselhamos você a criar um persona. Entenda exatamente qual é o seu público e como conversar com ele. Antes que me esqueça, aqui vai uma dica valiosa: vender para um é melhor que tentar vender para todos.

O que você descobre criando um persona?

– Você consegue descobrir quem são as pessoas que consomem seu produto/serviço. Veja aqui: Como a perspectiva do cliente afeta seu negócio.

– Descobre seus objetivos

– Consegue estruturar melhor seus argumentos de venda

– Entende como pode ajudá-lo/a através de conteúdos direcionados

Quem não é visto não é lembrado

É verdade, existem diversas maneiras de divulgar sua marca no mundo digital, entretanto, não significa que você deva marcar presença em todas as plataformas, afinal, cada uma requer uma estratégia diferente.

Após entender mais do seu mercado e respectivamente sobre seu público-alvo, é hora de escolher bem em quais mídias sociais você estará presente. Existe uma variedade imensa de oportunidades nesse nicho, portanto, escolha bem qual a melhor opção e procure ficar bom nela, monte um cronograma de conteúdos e à medida que der aperfeiçoe-o.